Bolsas do governo italiano para estudantes estrangeiros

  1. Home
  2. Bolsas para licenciatura
  3. Detalhe do artigo

Descrição:

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional (MAECI) oferece bolsas a favor de cidadãos estrangeiros não residentes em Itália e cidadãos italianos residentes no estrangeiro (IRE)* para o ano letivo 2022-2023, a fim de fomentar a cooperação cultural, científica e tecnológica internacional, promover a língua e a cultura italiana e apoiar o sistema econômico da Itália no mundo (De acordo com a Lei 288/55 e suas posteriores alterações e adições).

As bolsas são oferecidas para programas de estudo, treinamento e/ou pesquisa em institutos italianos de ensino superior, públicos e legalmente reconhecidos.

Universidade/Entidade:

Institutos italianos de ensino superior

Oportunidade para:

Mestrado elegível (Laurea Magistrale 2° ciclo), Cursos de Ensino Superior em Artes, Música e Dança (AFAM), Programa de Doutoramento, Investigação sob orientação académica (Progetti in co-tutela) e Cursos de Língua e Cultura Italiana

Propinas

Os bolsistas podem ser isentos do pagamento de matrícula e propinas, dependendo da política de cada Universidade. A isenção não é concedida para cursos de língua e cultura italiana, para os quais são devidas taxas de inscrição.


Seguro médico e de saúde

Os bolsistas estarão cobertos por um seguro de saúde e médico/acidentes contratado pelo DFAIT para toda a duração da bolsa. A cobertura do seguro não se aplica a eventos derivados de condições físicas e patológicas pré-existentes.


Subsídio Financeiro

Os bolsistas receberão um subsídio mensal de 900 euros trimestralmente, que será pago em sua conta bancária italiana.


A duração da bolsa pode ser de seis ou nove meses, dependendo do tipo de curso. As renovações são concedidas apenas a candidatos que comprovem progresso acadêmico satisfatório.


Elegibilidade:


Qualificações acadêmicas

As candidaturas devem ser submetidas apenas por estudantes estrangeiros não residentes na Itália e por cidadãos italianos residentes no exterior (IRE)* que possuam uma qualificação acadêmica adequada necessária para se matricular na Universidade/Instituto Italiano. Veja este link para mais informações.


Limite de Idade:

Os candidatos aos Programas de Mestrado/Ensino Superior em Artes, Música e Dança (AFAM)/Cursos de Língua e Cultura Italiana não devem ter mais de 28 anos e 364 dias de prazo, com exceção das renovações.

Os candidatos a Programas de Doutoramento não devem ter idade superior a 30 anos e 364 dias à data limite, com a única exceção de renovações.


Os candidatos a Projetos de Pesquisa sob supervisão acadêmica não devem ter mais de 40 anos e 364 dias de prazo.


 Habilidade linguísticas:

Para se inscrever em um curso ministrado em italiano, os candidatos devem fornecer um certificado de proficiência na língua italiana. O nível mínimo exigido é B2 dentro do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Os candidatos matriculados em um curso ministrado em italiano na Universidade podem apresentar um certificado de idioma emitido por um professor de idiomas do departamento da Universidade.


Para se inscrever em um curso ministrado em inglês, os candidatos devem fornecer um certificado de proficiência em inglês. O nível mínimo exigido é B2 dentro do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Uma autocertificação pode ser aceita para candidatos de países onde o inglês é a língua oficial e que estão se inscrevendo em cursos realizados inteiramente em inglês. A prova de proficiência em italiano não é exigida para cursos totalmente ministrados em inglês.


Para cursos de língua e cultura italiana, os candidatos devem fornecer um certificado de proficiência na língua italiana. O nível mínimo exigido é A2 dentro do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).


Para programas de doutorado e projetos de pesquisa sob supervisão acadêmica, não é necessária comprovação de proficiência linguística para programas de doutorado e pesquisa sob supervisão acadêmica.


Instruções de aplicação:

Os candidatos devem preencher e enviar o formulário de inscrição on-line disponível no momento do registro no site oficial. As candidaturas devem ser submetidas até às 14h00 (hora da Europa Central), de 9 de junho de 2022.


É importante ler o Edital 2022/2023 e visitar o site oficial para acessar o formulário de inscrição on-line e obter informações detalhadas sobre como se candidatar a esta bolsa.


Website

 https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure

Fonte:

https://www.scholars4dev.com

User Avatar

admin

Autor desde : 8 de Fevereiro, 2022

Deixe o seu comentário